top of page

Convidados com presença confirmada:

Prof. Dr. Michel Dupuis

Doutor em Filosofia pela ULG, Licenciado em Filologia Românica (ULG) e Licenciado-adjunto em Filosofia (ULG). Funções acadêmicas e científicas recentes: Professor na Universidade Católica de Louvain de antropologia filosófica e ética biomédica (desde 2003); Chefe do Centro de Antropologia Filosófica UCL (desde 1994); Chefe da Unidade de Ética Biomédica na UCL (desde 1997); Professor visitante nas Faculdades Católicas de Kinshasa (2000) e da Universidade Íbero-Americana do México (2002). Vice-Presidente da Comissão de Bioética Belga Consultivo (2005; 2007-2009); Presidente do Comitê Consultivo de Bioética da Bélgica (2006); Membro do comitê de hospital-faculdade da Universidade Clínicas Saint-Luc (UCL), Bruxelas. Membro do Comitê das Clínicas da Universidade de Mont-Godinne Ética;  Membro do conselho do centro de planejamento da família "Escola de amor" (UCL) e Presidente da Comissão da Aldeia No. 1 de Ética (2004).

Prof. Dr. Eduardo González di Pierro 

Doutor em filosofia pela Pontifícia Universidade Lateranense (2004). Mestre em Filosofia da Cultura (1999) e Licenciado (1995) pela Faculdade de Filosofia Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo. Professor-Pesquisador Titular "B" de tempo integral na Faculdade de Filosofia UMSNH, onde atuou como Secretário Acadêmico (1996-1998), chefe de divisão Pós-Graduação (2004-2007) e Diretor do mesmo (2007-2011). É membro ordinário da seção mexicana do Círculo Latino-Americana de Fenomenologia (CLAFEN). Conta com PROMEP (válido até 2015) é membro do Sistema Nacional de Pesquisadores (SNI), nível I, CONACYT desde 2005 (em vigor até 2016). Conselheiro do Centro de Pesquisa Social Avançada (CISAV) de Querétaro. 

Prof. Dr. Abrahão Costa Andrade 

Pós-doutor em Filosofia pela UFSC (2015), doutor com distinção (2001) e mestre com louvor (1998) em Filosofia pela USP, na linha Teoria das Ciências Humanas, sob a orientação de Olgária Matos. É autor, dentre outros, de Si mesmo como história: ensaios sobre a identidade narrativa (São Paulo: Loyola, 2014). Áreas de interesse: teoria social e teoria política; filosofia da literatura; hermenêutica e psicanálise, arte e ontologia. 

Prof. Dr. Anderson D'Arc Ferreira 

Doutor em Filosofia (UFPE-UFPB-UFRN) pela Universidade Federal da Paraíba (2010), com mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999). Atualmente é professor adjunto II da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, ética, filosofia medieval, Tomás de Aquino, Guilherme de Ockham e estudos medievais.

Prof. Dr. Antônio Pedro Moura de Oliveira 

Doutor em Filosofia pela UFRB-BR/UM,PT, com mestrado em Filosofia pela Pontificia Università Gregoriana, Roma (Itália) e licenciatura em Filosofia pela FFCL, Lorena (SP). Especialista em Filosofia, Ciência e Ética pela UCSAL, Salvador (BA); especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UESB, Jequié (BA) e especialista em Educação a Distância pela UNEB. Atualmente é Professor Assistente de Filosofia na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB. Ensina, pesquisa e orienta trabalhos nas áreas de Filosofia Medieval, Filosofia Política, Ética, Filosofia do Direito e Filosofia da Educação.

Prof. Dr. Elton Moreira Quadros

Doutor em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2016), mestre em Memória: Linguagem e Sociedade (2012) e Especialista em Educação, Cultura e Memória (2010) pela mesma instituição, com graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto pela UFOP (2000). Atualmente é professor do Departamento de Educação (DEDC) no Colegiado do Curso de Direito da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). É membro do Grupo de Pesquisa NUVIP - Núcleo Avançado de Estudos da Contemporaneidade e do Grupo de Pesquisa em Fenomenologia, Memória e Justiça. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Fenomenologia e Filosofia Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: memória; filosofia e literatura; filosofia do direito; modernidade; mística; alteridade; Edith Stein e o Círculo de Gotinga; São João da Cruz e Paul Ricoeur.

Prof. Dr. Gilfranco Lucena dos Santos

Doutor em Filosofia pelo Programa de Doutorado Integrado UFRN-UFPB-UFPE (2011), com mestrado e graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), lotado no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Leciona nos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia. Foi professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2009-2014), do Instituto Salesiano de Filosofia do Recife (2007-2008) e da Faculdade de Filosofia de Caruaru (2007-2008). Tem desenvolvido pesquisas no campo da fenomenologia e da hermenêutica, especialmente em torno do pensamento de Martin Heidegger e Edith Stein, bem como das relações desse pensamento com a filosofia antiga, em particular, Platão e Aristóteles. Publicou o livro Tempo e História na Hermenêutica Bíblica (Loyola, 2009) e organizou o livro Edith Stein: A Pessoa Humana na Filosofia e nas Ciências Humanas (2014). 

Prof. Dr. Iraquitan de Oliveira Caminha

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Graduado em Psicologia pelos Institutos Paraibanos de Educação (1990). Graduado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1995). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1996). Doutor em Filosofia pela Université Catholique de Louvain (2001). Atualmente, é professor-pesquisador do Departamento de Educação Física, do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Estadual de Pernambuco/Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal da Paraíba. Autor do livro O distante-próximo e o próximo-distante: corpo e percepção na filosofia de Merleau-Ponty (Editora da UFPB, 2010), Escritos diversos no universo do corpo, educação, psicanálise e filosofia (LiberArs 2015) e de vários artigos e capítulos de livros sobre Corpo, Educação, Psicanálise e Filosofia.

Prof. Dr. Juvenal Savian Filho

Doutor em Filosofia pela USP, sob orientação da filósofa Marilena Chaui, diplomado em Teologia pela UPS (Roma), sob orientação do teólogo Francisco Catão, especialista em Filosofia Medieval e estagiário do CNRS (Paris/Villejuif), sob orientação de Anca Vasiliu[C1] . Atualmente, é professor da Graduação e Pós-Graduação em Filosofia na Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos. Coordenador do Grupo de Trabalho Edith Stein e o Círculo de Gotinga da ANPOF.

Prof.a Dr.a Marina Massimi

Doutora em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1989), com mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1985) e graduação em Psicologia pela Università degli Studi di Padova (1979). Atualmente é professora titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: história da psicologia, história das ideias psicológicas, psicologia dos jesuítas e história dos saberes psicológicos. Presidente da Sociedade Brasileira de História da Psicologia. Membro da Academia Ambrosiana (Milão). Coeditora da Revista Memorandum: Memória e História em Psicologia.

Prof. Dr. Miguel Mahfoud

Doutor em Psicologia Social (1996), com mestrado em Psicologia (1990) e graduação em Psicologia (1980), todos pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Realizou estudos de pós-doutorado na Pontifícia Universidade Lateranense de Roma (2004). É editor da Revista Memorandum: memória e história em psicologia (1676-1669). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: fenomenologia, cultura popular, experiência religiosa, comunidades tradicionais e psicologia e cultura, além de plantão psicológico. Nos últimos anos, vem desenvolvendo o conceito de "experiência elementar" em suas implicações para a psicologia.

Prof.a Dr.a Suzana Filizola Brasiliense Carneiro

Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2016), com mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011), graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e especialização em Teologia da Evangelização pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma (2005). Atuou profissionalmente em atendimento clínico psicológico, em escola de educação infantil da rede particular de ensino e na formação de equipes que atuam na área da educação. Realizou estágio como Assistente Docente da Profa. Dra. Vitória Helena Cunha Espósito na disciplina orientação de TCC, da graduação em pedagogia da Faculdade de Educação da PUC-SP (2010-2011) e Estágio PAE no primeiro semestre de 2013 na disciplina Atendimento Clínico II: Psicoterapias e/ou Psicanálise, do Instituto de Psicologia da USP, coordenada pelo Prof. Dr. Andrés Aguirre Antúnez. Realizou intercâmbio acadêmico na Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, Itália (2014), sob tutela da Profa. Emérita Angela Ales Bello.

Prof.a Dr.a Ursula Anne Matthias

Doutora em Filosofia pela Universidade Pontifícia da Santa Cruz (1996). Atualmente é professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia, história da filosofia, lógica, filosofia da religião, fenomenologia, mulher e filosofia cristã.

© 2017 IV Simposio Edith Stein. Orgulhosamente feito com Wix.com

bottom of page